Eu fotografo famílias em dois estilos, documental e lifestyle. Eles têm suas semelhanças e diferenças. Dependendo do ensaio ou da foto, às vezes fica difícil de dizer se é um ou outro. Às vezes fica bem claro. Eu tive 12 fotos premiadas no concurso de fotografia de família lifestyle no mês passado. Neste mês, tive outra surpresa, tive 5 fotografias premiadas em concurso internacional FPJA – Family Photojournalism Association, uma associação que premia fotógrafos documentais de família. Foi a sexta rodada do concurso, mas foi a primeira que participei.
Eu sempre fotografo com foco nas pessoas que estou fotografando, no quanto aquelas fotografias vão ser significativas pra elas, principalmente daqui a 10, 20, 30 anos. E ainda, na maioria das vezes, quero que elas sejam importantes para aquelas crianças quando elas forem adultas. Mas ter reconhecimento de uma associação internacional me dá uma empolgação extra. De que aquelas fotografias são valiosas não só para quem conhece a familia ou para as pessoas das fotos. Mas que elas também transmitem algo que qualquer pessoa consegue perceber, e isso é muito mais poderoso.
Para quem não conhece, a fotografia documental é aquela que registra o dia a dia da família, sem interferência do fotógrafo. Este tipo de fotografia acaba resultando em fotos mais verdadeiras, pois ela captura os momentos conformem eles vão acontecendo. Ter eternizadas as rotinas, a casa da gente, a reação das crianças a cada acontecimento, tem um valor inestimável para o futuro. Pense no quanto você valorizaria hoje se tivesse este tipo de registro da sua própria infância. Se você quiser saber mais sobre este estilo e as diferenças entre eles pode acessar a página de fotografia de família.
Abaixo coloquei as 5 fotos premiadas e uma breve explicação sobre cada uma delas. Espero que vocês gostem! 🙂

Essa fotografia foi premiada na categoria parto e foi feita no nascimento do Vitor no Hospital Chelsea e Westmister. Acho que ela é auto-explicativa: o momento exato do nascimento, quando o bebê ainda está nas mãos da médica e o primeiro olhar da mãe para seu filho.

Essa fotografia também é do parto do Vitor, também foi premiada na categoria parto e teve selo azul (escolhida por dois jurados). Ela é a primeira foto que a família tem juntos, logo após o nascimento do Vitor. Ela não foi posada, foi um momento que estava acontecendo mesmo: pai e mãe beijando seu filho, demonstrando todo amor que tem por ele.

Esta foto foi feita quando fiz as fotos de newborn do Theo, quando o Theo tinha uns 15 dias. Acho interessante que ela mostra a interação pai e filho mesmo mostrando somente os braços do pai. Mostra o olhar atento do filho para o pai. Demonstra cuidado do pai com o filho.

Eu gosto muito desta foto. E aparentemente os jurados também gostaram pois dois dos três que estavam julgando a premiaram (selo azul).
Ela foi feita no ensaio documental de um dia na vida com a familia. O detalhe mais importante da foto é a ação da criança, enquanto escova os dentes e verifica no espelho do banheiro se os dentes estão limpos. Elas são quase um espelhamento do quadro do John Lennon na parede. Os dois estão de boca aberta, um com um microfone e outro com a escova de dentes e até a mão está em uma posição parecida.
Além disso, o momento de escovar os dentes é algo muito peculiar para o Jeremias. Como a madrinha dele é dentista, ele se preocupa em estar com os dentes bem escovados, fica muito tempo todos os dias e confere várias vezes se estão bem limpos. O pezinho levantado para se ver no espelho e os detalhes da casa deles ainda dão um plus na imagem.

Mais uma foto de outro ensaio documental de família que fiz com eles. Desta vez um momento de diversão em família. Todos no quarto do Jeremias, a Anita brincando de bater na bunda do Jeremias enquanto mãe e filhos se divertiam muito. Não tem como olhar para esta foto e não perceber a diversão deles né?
Meu agradecimento especial vai para essa famílias lindas que abriram suas casas e suas vidas e confiaram no meu trabalho no meu olhar. Metade desse premio é de vocês também, um fotografo não é nada sozinho. ❤ Obrigada Mimi, Leo, Gabi, Nando, Leycianne e Rogerio.
E vocês, gostam de alguma foto em particular? Alguma delas fez vocês sentirem algo especial?
Leave a reply