Sou fotógrafa brasileira em Londres e fotografo muitos turistas que estão a passeio pela cidade. Depois de tanto tempo fotografando, já sei exatamente onde fotografar em Londres para ter ótimas fotos dos melhores ângulos mesmo em locais super turísticos, que na maioria das vezes são lotados. Separei os locais mais pedidos nos ensaios e te mostro onde fotografar nos pontos turísticos de Londres. Meu foco aqui nem é tanto onde ter uma vista bonita da cidade, mas locais onde faça foto do local mas que também apareça nela.
Para começar vou te antecipar que Londres é muito lotada, principalmente nos pontos turísticos. Por isso antes de começar eu queria dar uma dica muito importante mas que nem todo mundo vai gostar ou achar plausível: a melhor maneira de conseguir fotos ótimas (sem mil pessoas ao redor) é ir de manhã bem cedinho. Não tem quase ninguém na rua. E se não quiser tão cedo, até umas 10h da manhã os locais são bem mais tranquilos. Mas, se este não é seu caso, afinal você está passeando, quer tomar café da manhã do hotel, dormir um pouco mais, etc, então minhas dicas podem ser mais úteis ainda.
Vou falar de cada um dos locais mais famosos e mais solicitados pelos turistas para fotografar e te contar onde eu aconselho mais para fazer fotos em cada um deles.
Big Ben
Eu sei que o Big Ben atualmente está em reformas. Mas como ele normalmente seria o local mais simbólico de Londres e tem muita gente que quer ver e fotografar ele mesmo assim (eu não entendo o que pode ser fotografável em um amontoado de ferros, mas enfim), resolvi incluir ele aqui. Além disso se você planeja vir depois de 2020 pode ter a chance de pegar ele lindo após as reformas.
Ponto A – vermelho: ponte de Westminster, acho difícil de fotografar e aconselho evitar. Você pode até tentar, mas vai ser bem difícil uma foto sem mil turistas de papagaio de piratas, a menos que você esteja seguindo a dica de acordar cedo. É a ponte que dá bem na cara do Big Ben.

Ponto A: Foto de casal na ponte de Westminster com Big Ben ao fundo: neste caso o desfoque da câmera ajuda a minimizar as pessoas que você não quer que apareçam.
Ao invés disso, você pode escolher algum dos seguintes pontos (ou todos):
Ponto B – amarelo: A rua Victoria Embankment é muito menos movimentada e tem um ângulo bom.

Ponto B: Foto de casal com Big Ben ao fundo
Ponto C – verde: No outro lado do Tâmisa. Tem um muro um pouco alto ali, tem que tentar dar uma minimizada para ele não ser personagem principal, e normalmente é bastante movimentado. Mas dá para conseguir boas fotos.

Ponto C: Foto de casal com Big Ben ao fundo
Bem próximo à ponte, ainda no ponto C, tem uma travessia para o outro lado da rua, onde a entrada dela faz uma moldura para a foto. Dependendo do horário ou do dia vai ser difícil fazer fotos ali, mas o ângulo é ótimo.

Ponto C
Ponto D – azul: um dos locais mais tranquilos para fotografar é na praça do Hospital St Thomas. Tem uma vista limpa para o Big Ben e parlamento e normalmente é pouco movimentado. O fluxo de turistas ali é bem menor, então você consegue fotos boas rapidamente a qualquer hora do dia.

Ponto D: St. Thomas Hospital Gardens
London Eye
A mesma dica que eu dei de evitar a ponte de Westminster para o Big Ben, serve para a London Eye também. O fluxo de turistas ali é enorme e eu sempre vejo muita gente tentando fotografar. Ao invés disso, nos 3 pontos a seguir.
Ponto E – vermelho: bem de perto. Esqueça pegar toda London Eye aqui. A ideia é pegar só um pedaço dela, que já é suficiente. Dependendo do ângulo, você consegue colocar o Big Ben na mesma foto. Tem sempre muitos turistas aqui, mas é possível conseguir um cantinho próximo a cerca, usar ela de condutora do olhar e eles não aparecerem na foto.

Ponto E: London Eye e vista para o Big Ben.
Ponto F – amarelo: no gramado próximo: Este gramado na beira da London Eye é lindo, mas não é qualquer horário que está assim vazio. Pela manhã ou em dias chuvosos ou frios é mais provável de você conseguir fotos ali.

Ponto F: Gramado em frente à London Eye
Ponto G – verde: Essa dica só vale se você for no inverno, quando as árvores estão secas e sem folhas (durante o resto do ano as folhas tapam a vista.). Mas se você conseguir, aproveite! Eu amo esse ângulo e o caminho de árvores guiam nosso olhar, deixando a foto mais interessante.

Ponto G: Local bom para fotografar a London Eye no inverno quando as árvores estão desfolhadas.
Ponto H azul: do outro lado do Tâmisa. As fotos ficam ótimas quando você fica bem de frente para a London Eye. E a melhor parte é que esta área tem beeem menos turistas, bem tranquilo conseguir fotografar sem interferências.

Ponto H: Do outro lado do rio com London Eye ao fundo.
Cabines Telefônicas
Praticamente todos os turistas que me procuram querem fotos com elas. São muitas espalhadas por toda a cidade. Eu foquei em te mostrar as que ficam na região do Big Ben e London Eye porque já sei que você estará passeando por ali e já pode garantir as fotos.
Ponto I – azul: eu geralmente recomendo evitar essas, que são muito concorridas, apesar do ângulo ser ótimo ali. A menos que você seja madrugador e chegue antes da multidão de turistas ou pegue um daqueles raros dias mais tranquilos. Mas, você pode tentar, caso tenha paciência.

Ponto I: Cabines telefônicas mais concorridas com a vista para o Big Ben.
Ponto J – vermelho: eu gosto dessas na beira do rio. Elas nao sao as mais lindas, mas normalmente são mais vazias e tem ângulos bons tanto para London Eye como para o Big Ben.

Ponto J: Cabines telefônicas na beira do Tâmisa com vista para a London Eye.
Mas tem muitas espalhadas pela cidade. Uma que nao eh mto longe dali e nunca tem ngm é a do ponto K – verde, na beira do rio, em frente saída da estação de metrô Embankment.

Ponto K: Foto de casal em cabine telefônica em frente à estação Embankment.
Tower Bridge
Um dos pontos turísticos mais pedidos (e um dos meus favoritos também) é a Tower Bridge. E ela pode ser fotografada de muitos ângulos.
Um dos pontos turísticos mais pedidos (e um dos meus favoritos também) é a Tower Bridge. E ela pode ser fotografada de muitos ângulos.
Ponto L – roxo: Lado norte, próximo da Tower of London. A região é linda mas normalmente muito lotada de turistas. E as vistas da Tower Bridge acabam sendo com uma grade na frente, o que não fica muito atrativo.

Ponto I: Lado norte da Tower Bridge. Região normalmente movimentada.
Ponto M – vermelho: Em cima da ponte: as fotos ficam lindas, mas na maioria dos dias vai ser lotada de turistas e difícil de conseguir uma boa foto (a menos que seja pela manhã, dias frios, chuvosos, que você dê muita sorte ou tenha bastante paciência).

Ponto M: em cima da Tower Bridge
Ponto N – amarelo: Lado sul. Essa região tem algum movimento, mas se você for na parte do gramado, mais alta do que o corredor próximo ao muro, consegue ângulos melhores. O gramado é grande e fica fácil afastar as pessoas e o mudo da beira do rio do fundo.

Ponto N: gramado no lado sul da Tower Bridge.
Ponto O – azul: Pier no lado sul da ponte. Região com muito menos movimento em qualquer horário, mais fácil fazer fotos aqui. Pega a Tower Bridge e também a região alta de prédios da city ao fundo, dando um contraste antigo/novo interessante.

Ponto O: pier no lado sul da Tower Bridge
Ponto P -verde: Lado sul: local secreto sendo revelado aqui, hehe. Este local só funciona quando a maré está baixa. Você pode dar uma olhada de como está o rio, se estiver baixo você terá um local exclusivo só para você, já que praticamente ninguém vem aqui! 🙂 Saindo da Tower Bridge e andando na direção do pier, pegue a primeira entrada após o restaurante/pub Anchor. Tem uma escadinha para subir e depois descer, e você logo vê se tem como descer ou se o rio está alto.

Ponto P: beira do Tâmisa no lado sul da Tower Bridge
Catedral St. Paul
Ela não é tão pedida quanto os pontos turísticos anteriores, mas é linda e um dos principais pontos turísticos.
Ponto Q – vermelho: na Millenium Bridge. A ponte é linda e tem uma vista incrível para a St Pauls, mas é lotada de turistas praticamente a qualquer hora do dia. Vale o passeio, mas a foto é difícil.

Ponto Q: Foto de casal na Millenium Bridge com a Catedral St Paul no fundo.
Ponto R – amarelo: Um dos ângulos mais legais para fazer fotos da St Pauls, pois há o reflexo entre os dois prédios espelhados que dão um charme extra para a foto. Funciona melhor com fotos de silhueta, e está normalmente bem vazio. Fica dentro do shopping One New Change.

Ponto R: Vista da St Paul com reflexo nos prédios.
Ponto S – roxo: No mesmo shopping, pegando o elevador até o terraço.

Ponto S: terraço com vista para a Catedral St Paul
E aí, gostaram? Algum outro local que vocês gostariam de ter fotos? Ou alguma dica que eu esqueci?
Tem muito mais lugares lindo e menos populares também. No próximo post mostro alguns deles! 😉
Ahhh, e se quiser mais sobre os ensaios, consulte a página de informações dos ensaios fotográficos em Londres ou entre em contato comigo. Ficarei feliz de registrar seus momentos nos lugares mais lindos de Londres! 🙂
Leave a reply